Cursos


A Equipo Instrumentos de Medição conta com profissionais experientes e oferece cursos direcionados à área de medição e controle da poluição atmosférica. Os cursos têm o objetivo de contribuir com o crescimento de pessoas e organizações, levando aos clientes da Equipo conhecimento, tecnologias e métodos que garantem inovação e competitividade no mercado.

Os temas trabalhados nos cursos possuem forte aderência à metrologia ambiental, principalmente no que se refere a amostragem de chaminé, amostragem de partículas e gases na atmosfera, estimativa de incerteza de medição em amostragem de chaminé, auditorias internas em laboratórios, conteúdo da norma NBR ISO/IEC 1025, e outros assuntos correcionados.

Os cursos podem ser realizados no cliente para facilitar o treinamento em situações vivenciadas pelos colaboradores do cliente ou na sede da Equipo localizada em Contagem-MG.

Além dos cursos aqui divulgados, a Equipo sempre avalia a possibilidade de formatar cursos com conteúdos específicos para atender, de maneira plena, as necessidades de seus clientes. 

Amostragem de Chaminé

As amostragens realizadas em chaminé se caracterizam como um grupo de ensaios dos mais complexos na área da metrologia ambiental. Em todo o processo, envolvem-se diversos equipamentos, requisitos, grandezas mensuráveis e situações que acabam exigindo bastante conhecimento, energia e habilidade dos profissionais atuantes nesse tipo de amostragem.

Historicamente, a Equipo e seus profissionais possuem um íntimo relacionamento com a medição da poluição do ar, seja em chaminés ou em monitoramentos da qualidade do ar. E, por isso, a empresa disponibiliza a seus clientes o Curso de Amostragem de Chaminé com o objetivo de tornar a árdua tarefa de aprender sobre o assunto um pouco mais amena.

Ao longo do curso são trabalhados os conceitos e as práticas voltados para a execução do ensaio, englobando desde a preparação inicial de material e equipamentos até a realização de análises laboratoriais. A dinâmica da transmissão de conhecimento no curso depende das necessidades dos clientes, mas essencialmente passa pelo atendimentos aos requisitos normativos para a execução de uma amostragem de chaminé, processamento dos dados e emissão dos resultados em uma planilha eletrônica.

Uma vez que o termo Amostragem de chaminé envolve a medição de uma centena de poluentes cuja coleta envolve metodologias diferentes, a Equipo formata seu curso de acordo com os interesses do cliente. O conteúdo do curso pode envolver a amostragem de material particulado, óxidos de enxofre e de nitrogênio, metais, compostos orgânicos voláteis e semivoláteis, ácidos etc.

Para facilitar a sedimentação do conhecimento pós-curso, a Equipo disponibiliza sempre um modelo de planilha de amostragem, contendo processamento dados, cálculos de incerteza de medição e emissão de resultados. Além disso, também é fornecido material didático para facilitar a consulta e retirada de dúvidas que possam surgir após cada curso.

Amostragem de Chaminé - Equipo Instrumentos de Medição da Qualidade do Ar

Amostragem de Chaminé - Equipo Instrumentos de Medição da Qualidade do Ar

Amostragem de Chaminé - Equipo Instrumentos de Medição da Qualidade do Ar

Amostragem de dioxinas e furanos em chaminés

O grupo de poluentes orgânicos entitulado Dioxidas e Furanos tem recebido atenção especial dos órgãos de controle ambiental do Brasil desde o início dos anos 2000. Essa atenção se deve ao fato de que o grupo se caracteriza como poluentes muito tóxicos. Com o advento da destruição térmica e aproveitamento energético de resíduos, tornou-se ainda mais necessária a medição e controle desse tipo de poluente que pode ser formado nesse tipo de processo e em diversos outros.

Além de fabricar os equipamentos necessários à amostragem desses poluentes, a Equipo disponibiliza o Curso de Amostragem de Dioxinas e Furanos tendo como base as metodologias preconizadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA). O conteúdo programático do curso envolve, além de uma aula prática, os requisitos de preparação preliminar, amostragem, recuperação de amostras, processamento de dados e emissão de resultados do ensaio.

Para melhor aproveitamento do curso,  é aconselhável que os profissionais a serem treinados já sejam experientes em amostragens de chaminé ou que o curso seja ministrado após a realização de um Curso de Amostragem de Chaminé.

Amostragem de gases na atmosfera

A Resolução CONAMA nº 3 de 1990 regulamenta a medição e o controle da qualidade do ar no território brasileiro. Além do monitoramento de partículas e fumaça preta e outros poluentes, a Resolução também trata das medições gases como o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio.

Para tratar dos detalhes do monitoramento de gases na atmosfera utilizando amostrador de pequeno volume, a Equipo promove o Curso de Amostragem de Gases na Atmosfera. O curso engloba as metodologias para os ensaios de dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio e de amônia.

O conteúdo do curso abrange as preparações preliminares à amostragem, a programação do equipamento para a coleta, a amostragem propriamente dita, a análise das amostras, o processamento dos dados e a emissão dos resultados.

Para os participantes dos cursos, a Equipo disponibiliza uma planilha eletrônica que, além do processamento dos dados para a obtenção dos resultados, calcula as incertezas de medição inerentes aos resultados dos ensaios.

Amostragem de metais em chaminés

Com o advento da destruição térmica e aproveitamento energético de resíduos, tornou-se ainda mais necessária a medição e controle de metais que podem ser emitidos nesse tipo de processo e em diversos outros. Dentre os metais, existem o metais pesados tóxicos que possuem a capacidade de bioacumularem nos diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar. Devido a essas características desse tipo de metais, os órgãos de controle ambiental exigem controles e medições periódicas em chaminés.

Além de fabricar os equipamentos necessários à amostragem desses poluentes, a Equipo disponibiliza o Curso de Amostragem de Metais tendo com base as metodologias preconizadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA). O conteúdo programático do curso envolve, além de uma aula prática, os requisitos de preparação preliminar, amostragem, recuperação de amostras, processamento de dados e emissão de resultados do ensaio.

Para melhor aproveitamento do curso,  é aconselhável que os profissionais a serem treinados já sejam experientes em amostragens de chaminé ou que o curso seja ministrado após a realização de um Curso de Amostragem de Chaminé.

Amostragem de partículas inaláveis

Equipo disponibiliza a seus clientes o Curso de Amostragem de Partículas Inaláveis utilizando amostrador de grande volume com separador inercial de partículas (PM10). A Equipo tem como diferenciais em seus cursos: instrutores com mais de 15 anos de experiência, material didático atualizado, disponibilidade de planilhas de cálculos robustas, abrangência de etapas teóricas, atividades de campo e de laboratório, uso de recursos audiovisuais modernos.

Os treinamentos normalmente são realizados nas dependências dos clientes, mas a Equipo também disponibiliza, sob consulta, cursos na sua sede localizada em Contagem-MG.

O Curso Amostragem de Partículas Inaláveis aborda a manutenção, calibração e operação do amostrador de grande volume, as etapas de preparação e pesagens do filtro em laboratório, as atividades de amostragem em campo e elaboração de relatório contendo os resultados do ensaio etc.

Amostragem de partículas inaláveis - Equipo Instrumentos de Medição da Qualidade do Ar

Amostragem e análise de partículas totais em suspensão

A Equipo disponibiliza a seus clientes o Curso de Amostragem de Partículas Totais em Suspensão utilizando amostrador de grande volume (HI-VOL). A Equipo tem como diferenciais em seus cursos: instrutores com mais de 15 anos de experiência, material didático atualizado, disponibilidade de planilhas de cálculos robustas, abrangência de etapas teóricas, atividades de campo e de laboratório, uso de recursos audiovisuais modernos.

O Curso de Amostragem de Partículas Totais em Suspensão aborda a manutenção, calibração e operação do amostrador de grande volume, as etapas de preparação e pesagens do filtro em laboratório, as atividades de amostragem em campo e elaboração de relatório contendo os resultados do ensaio.

Amostragem e análise de partículas totais em suspensão - Equipo Instrumentos de Medição da Qualidade do Ar

Auditorias internas para laboratórios

Para laboratórios de ensaio e calibração, a realização e auditorias internas é um requisito da norma ABNT NBR/ISO 17025, que trata dos requisitos para o reconhecimento de competência de laboratórios. Formar profissionais com competência para a realização de auditorias é uma estratégia que pode facilitar enormemente o cumprimento dos requisitos referida norma.

Tendo em vista a larga experiência de seus profissionais adquirida em auditorias realizadas em praticamente todo o território brasileiro, a Equipo formatou o Curso de Auditorias Internas. Como referência para o conteúdo programático, além da norma ABNT NBR/ISO 17025 a empresa também utiliza a norma ABNT NBR/ISO 19011 que é aplicada ao planejamento e execução de auditorias.

Durante o curso, são trabalhados os requisitos das normas de forma prática, independentemente das características do cliente. Aproveitando a extensa experiência dos instrutores com auditorias de laboratórios, é trabalhada uma série de exercícios teóricos e práticas com simulação, envolvendo as atividades do laboratório e os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025.

Estimativa de Incerteza de Medição em Amostragem de Chaminé

Para laboratórios de ensaio e calibração, a estimativa de incerteza de medição é um requisito da norma ABNT NBR/ISO 17025, que trata dos requisitos para o reconhecimento de competência de laboratórios. Nesse contexto, os laboratórios necessitam da formação de profissionais com capacitação para realizarem as estimativas de incertezas de medição dos resultados emitidos para seus clientes.

A Equipo possui profissionais que lidam com a estimativa de incertezas há mais de uma década. Esses profissionais possuem artigos sobre o assunto publicados em importantes Congressos de Metrologia do Brasil. Com o objetivo de crescer e cooperar com o crescimento de seus clientes, a Equipo promove o Curso de Incerteza de Medição em Amostragem de Chaminé para trabalhar o tema de forma prática e focada nas necessidades dos laboratórios de metrologia ambiental de todo o país.

Durante o curso, são trabalhados os conceitos sobre o assunto de forma prática, independentemente das características da contratante. Um diferencial do curso é que ao seu término, os participantes tem em mão uma planilha eletrônica completa para processamento de dados de amostragem de chaminé e cálculo das incertezas inerentes ao ensaio. Isso é conseguido por meio da série de exercícios executados por etapas ao longo do curso.

Estimativa de Incerteza de Medição em Amostragem de Chaminé - Equipo Instrumentos de Medição da Qualidade do Ar

Medição de ruído ambiental

A Equipo disponibiliza a seus clientes o Curso de Medição de Ruído Ambiental tendo como base a norma ABNT NBR 10151. Ao longo do curso são trabalhados os conceitos e as práticas voltados para a medição de ruído. Faz parte do conteúdo curso a realização de medições de ruído com o processamento dos dados reais e emissão dos respectivos resultados, incluindo as incertezas inerentes.

Para facilitar a sedimentação do conhecimento pós-curso, a Equipo disponibiliza sempre um modelo de planilha de medição de ruído, contendo processamento dados, cálculos de incerteza de medição e emissão de resultados. Além disso, também é fornecido material didático para facilitar a consulta e retirada de dúvidas que possam surgir após cada curso.

Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

Desde 2001 vigora no Brasil a norma da ABNT, NBR/ISO 17025 que trata dos requisitos para o reconhecimento de competência de laboratórios de ensaio e calibração. Os requisitos complexos do Sistema de Gestão construído com base na referida norma, torna a tarefa de sua implantação bastante desafiadora.

A Equipo possui profissionais que lidam com o conteúdo da norma desde 2001 quando da sua primeira edição no Brasil. Por outro lado, muitos dos clientes da Equipo possuem Sistemas de Gestão implantados ou em processo de implantação. Nesse contexto, a empresa promove o Curso da Norma NBR ISO/IEC 17025 para trabalhar o conteúdo da norma, cooperando com os laboratórios de metrologia ambiental de todo o país.

Durante o curso, são trabalhados os requisitos da norma de forma prática independente das características do laboratório. Aproveitando a extensa experiência dos instrutores com auditorias de laboratórios, são trabalhados “cases” bem sucedidos para o atendimento de grupos de requisitos mais complexos da norma. Outro aspecto bastante elogiado do curso é a série de exercícios envolvendo as atividades do laboratório e os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025.

Conte-nos o que quer medir, que lhe contamos o que usar e como fazer...